terça-feira, 3 de abril de 2012

Gripe Equina: "Mangalarga Marchador em Alerta"

Animais em São Paulo vem apresentando sintomas semelhantes a  gripe equina, que teve início em Porto Alegre e infelizmente segundo a Coordenadoria da Defesa Agropecuária se alastrou para o Estado. O surto ameaça eventos importantes do Jockey Clube de São Paulo, oferecendo perigo a todos os eventos com equinos e muares já que o vírus não faz predileção racial ou sexual, acomete animais de 1-3 anos, mas pode acometer animais de qualquer idade.
Diante do quadro os proprietários devem ficar atentos ao menor sinal da doença, para evitar surtos em suas propriedades. Maiores informações com seus Médicos Veterinários.
A influenza (gripe) é uma doença causada por um vírus e é transmitida por contato entre os animais doentes e sadios, por essa razão é extremamente contagiosa.
Sinais Clínicos: Doença de início subito com curto período de incubação de 1-3 dias. Os equinos permanecem infectantes por 3-6 dias após os últimos sinais da doença. A disseminação é muito rápida, com a morbidade chegando a 100% na população sem defesa imunológica. A taxa de mortalidade em geral, é baixa nos casos sem complicações, com exceção de potros. Os potros que não têm o anticorpo materno exibem sinais clínicos muito graves de pneumonia viral, que pode matá-los.
Sintomas são tosse, corrimento nasal, depressão, letargia inapetência, rigidez e tumefação em membro inferior (inchaço).
Tratamento: isolamento imediato dos outros animais acometidos para diminuir o nível do vírus no ambiente.  O tratamento ambulatorial é adequado. Os animais devem ficar em repouso completo, pois o repouso diminui a gravidade dos sinais clínicos, minimiza a disseminação viral e encurta o período de recuperação. Recomenda-se uma semana de repouso para cada dia de febre, com retorno gradual ao trabalho. Equinos com infecções graves pode não ter condições de participar de competições por 50-100 dias após a infecção.

Fonte:Brown, Chistopher. M. ;Bertone, Joseph. J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário