segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cavalgadas


As cavalgadas despertam no homem o desejo de aventura, a vontade de querer ir cada vez mais longe com um cavalo de companhia, um grupo de cavaleiros uma rota a ser seguida.





Nada como desfrutar da natureza  sobre o dorso de um cavalo, e se a raça escolhida for um Mangalarga Marchador  não há como o cavaleiro experiente ou não, errar.  Confortáveis, dóceis, cômodos, deixam  qualquer um a vontade para desfrutar das paisagens, com  a família e os amigos, permitindo conversas durante o percurso e nos descansos merecidos para  cavalo e cavaleiros.   

 E para relembrar  das comitivas dos desbravadores Bandeirantes que saiam a procura de terras virgens, minérios e índios, partindo de São Paulo em direção as Minas Gerais seguindo rotas árduas, difíceis  que necessitavam de muitas paradas. O primeiro descanso dos Bandeirantes  era encontrado ainda dentro do estado São Paulo, uma colina banhada por um rio, hoje a Cidade de Atibaia. Esta foi a cidade escolhida pelo Núcleo Bandeirantes para a próxima Cavalgada, um passeio  por estradas rurais abertas, com belas vistas de serras.



 Atibaia  fundada em 1665 por Jerônimo de Camargo, Bandeirante  descendente de uma das mais conhecidas famílias da Vila de São Paulo, conhecedor da região, se fixou na região onde  fundou sua fazenda de gado, e no alto de   uma colina, construiu uma capelinha de “São João Batista”. Com ordem da Câmara Municipal de São Paulo o Padre Mateus Nunes de Siqueira, e um grupo de índios vindos do sertão se instalaram ao lado do sitio São João Batista. O pequeno núcleo passou a ser parada obrigatória para os viajantes a caminho das Minas Gerais. Em 1679, a igrejinha passou a ser a capela curada, isto é, a ter um padre próprio e a primeira missa no local foi registrada em 1687. Jerônimo de Camargo faleceu em Jundiaí, no inicio de 1707, mas seus descendentes continuaram nas fazendas de gado e na luta da emancipação do vilarejo.  Em 13 de agosto de 1747, a aldeia se tornou freguesia e nasceu o Distrito de São João de Atibaia. Tornou-se vila e município em junho de 1769, o titulo de município veio em 22 de abril de 1864 e em dezembro de 1905, o município de São João de Atibaia passou a ser denominada apenas Atibaia.

Um dos pontos turísticos de Atibaia é o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, localizado acima do nível do mar, no alto de uma colina aflora um enorme monólito que permite a pratica de voo livre, asa delta, paraglider, escalada, rapel e mirante onde é possível ver em dias com boa visibilidade, sete municípios. O acesso é por carros ou trilhas catalogadas: Minha Deusa, Mangueira e Monges, algumas com nascentes de água potável e consideradas muito bonitas. Outros pontos turísticos são o Teleférico de Atibaia que liga o Lago do Major a parte alta do município, com percurso de 550 metros, passando sob um lago, balneário, espelho d’água, Centro de Convenções e a paisagem local do Morro da pedra Grande. Juntamente com o  “passeio de charrete” , proporcionam um agradável convívio com a natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário