segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


2013 o Ano da Serpente - Shé
O bairro da Liberdade foi palco para as comemorações do ano Novo Chinês em São Paulo no último sábado dia 02 de fevereiro. As comemorações entraram no domingo e quem visitou o bairro teve a oportunidade de ver os animais  que regem o calendário Chinês entrando nos restaurantes e lojas saudando e dando boa sorte não só aos comerciantes, mas aos frequentadores, as representações são lindas. Sempre que posso gosto de passear pelo bairro, tudo é tão bonito, os moradores e comerciantes são tão cordiais, o ar é leve e parece nos transportar para outro mundo, um mundo de lendas e Deuses. As fotos foram tiradas no Restaurante Banri Na Rua Galvão Bueno bairro da Liberdade, que eu recomendo o serviço é ótimo e a comida maravilhosa.
Os Chineses na antiga China acreditavam que sua história estava relacionada com os céus. Chamavam sua terra de o Reino do Meio, que representava o Reino do meio celeste, onde as estrelas nunca se punham.  O imperador, ou Filho dos Céus como era chamado, era um mediador entre o Céu e a Terra. Conhecia, graças a seu astrólogo imperial, os dias da mudança das estações e podia prever e interpretar todos os sinais celestes. Um erro de interpretação dos astrólogos era punido com decapitação, pois  significava que o imperador perderia seus poderes conferidos pela natureza.
O Ano Novo Chinês é a comemoração do ano novo de nações do Oriente que seguem o calendário Chinês, por essa razão as datas do inicio de cada ano sempre caem em datas diferentes do calendário Ocidental. O calendário Chinês é lunisolar, levam em consideração tanto as fases da Lua como a posição do Sol. Portanto, o Ano Novo Chinês começa na noite da Lua Nova mais próxima do dia em que o Sol passa pelo décimo quinto grau de aquário.
 
Os anos são relacionados com um dos doze animais, que segundo a lenda compareceram a uma reunião convocada por Buda. Apenas doze animais compareceram a essa reunião e como premio por seu comparecimento foram transformados por Buda seguindo a ordem de chegada em signos da astrologia chinesa. São eles: o Rato; o Boi; o Búfalo; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Serpente; o Cavalo; a Cabra; o Macaco; o Galo; o Cão e o Porco. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos. De acordo com um texto antigo budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os Budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua no dia 13, persuadindo os nativos do seu signo a praticar boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais  bichos fazem o mesmo sucessivamente. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os Budas garantem certa ordem no Universo.
                                               Desejo a todos um Bom Ano da Serpente!!!!!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário